quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

200

Medição da Altura Uterina


Medir o útero durante a gravidez

pelo Babysitio Equipe Médica
Conteúdo
•  Qual é a gravidez uterina medição?
•  Como é a medição do útero?
•  Preciso usar esse método se há de ultra-som mais modernos outro?
•  medição uterino maior que o normal
•  Medição abaixo uterina normal
•  Tabela de SFH
• Os  artigos relacionados
• Os  Comentários sobre este artigo

Qual é a gravidez uterina medição?

A medição da altura uterina par (AU) serve para avaliar o crescimento do bebé durante a gravidez. Esta medida fornece os dados necessários sobre o tamanho de seu bebê, seu desenvolvimento e da posição que você está.

Como é a medição do útero?

A medição é realizada pelo seu médico usando uma fita métrica de20 semanas , tendo a distância entre o osso púbico (sínfise púbica) ea parte superior do útero. Tipicamente, a altura uterina, medida em centímetros, é aproximadamente o número de semanas de gravidez. Por exemplo, na semana 25 , altura uterina é entre 23 e 25 centímetros.

É necessário usar esse método se há de ultra-som mais modernos outro?

De acordo com relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS), a medição SFH é um bom método para a detecção de pequenos para a idade gestacional. Portanto, ele ainda deve ser recomendado como uma prática padrão para atendimento pré-natal e, ao invés de substituir, deve complementar a exploração do útero grávido por outras ferramentas, tais como ultra-som .

Medição maior do que uterina normal

O médico determina que o útero é maior do que o normal se tiver uma média de 2 cm. diferente do que deve ser medido de acordo com a semana em curso da gravidez e considerando a data de vencimento. Se assim for, pergunte ao seu obstetra realizar uma ecografia para saber as causas dessa diferença. Em seguida, irá detalhar algumas delas:

 Erro devido data

Um erro no cálculo da data de nascimento do bebê está associada com uma medição uterino maior do que o normal. É corrigido pela aplicação de um obstetra de ultra-som, confirmando a idade gestacional correta.

 tonificar os músculos abdominais

É possível que os músculos abdominais não tem tonificação adequada devido a gravidezes anteriores. Este é outro fator que altera a medida uterina.

 Presença de miomas no útero

Fibromiomas ou miomas uterinos pode medir de 2,5 cm. a 20 cm.ou mais, o que também dificultam medição correcta do útero.

 Gravidez múltipla

As gravidezes múltiplas , como gêmeos ou mais também pode alterar a medição uterina porque ocupam mais espaço no útero.

 Presença de muito líquido amniótico

O excesso de líquido amniótico é chamado polidrâmnio e seu aumento está associado com as medições mais elevados para a idade gestacional. Confirma-se através de um ultra-som, chamado de "índice de líquido amniótico" (ILA), quando se tem uma profundidade maior que 24 cm.

 Posição do bebê

Se a posição do bebê é elevada no interior da pelve, a medição será maior. Isto pode ser causado por uma complicação denomiada placenta prévia ou porque a criança está posicionado nádegas (posição pélvica).

 tamanho do bebê Grande

O nome científico para se referir aos bebês grandes é macrossomia e para essa possibilidade, o médico deve pedir-lhe testar a diabetes gestacional . É também possível que o bebé é grande, sem estar associado a qualquer doença.

Medição abaixo uterina normal

Contrariamente ao que foi descrito anteriormente, o útero é menos do que o normal, se o espaço entre o osso púbico e na parte superior do útero é uma média de 2 cm. inferior ao que deveria ser medido de acordo com a semana em curso da gravidez e considerando a data de vencimento. Aqui estão algumas das causas que podem causar essa diferença:

 Erro devido data

Um erro no cálculo da data de nascimento do bebê pode estar associado com uma medição uterina inferior ao normal. Se isso acontece, o médico vai pedir um ultra-som para confirmar a data de entrega.

 Diminuição do líquido amniótico

A diminuição no líquido amniótico é chamado oligoidrâmnio e seu declínio podem ser associados com várias causas, tais como a ruptura prematura do saco , doença renal , pré-eclampsia ediabetes , entre outros. Confirmado por ultra-som.

 bebê Pequeno

Há também a possibilidade de que o bebé ser pequeno, sem ser necessariamente associada a qualquer doença em particular. De qualquer forma ultra-som exclui qualquer complicação, tais como retardo de crescimento intra-uterino.

Tabela do SFH

Aqui estão alguns tabela SFH dividido por percentis, o obstetra usada para indiretamente obter uma estimativa do tamanho fetal e progressão em cada pré-natal.


A idade gestacional

Mínimo 
cm (p10).

Média 
(p50) cm.

Max 
cm (p90).

Semana 13
8
10,8
12
Semana 14
8,5
11
14,5
Semana 15
9,5
12,5
15
Semana 16
11,5
14
18
Semana 17
12,5
15
18
Semana 18
13,5
16,5
19
Semana 19
14
17,5
19,5
Semana 20
15
18
21
Semana 21
15,5
19
21,5
Semana 22
16,5
20
22,5
Semana 23
17,5
21
23
Semana 24
18,5
22
24
Semana 25
19,5
22,5
25,5
Semana 26
20
23
25,5
Semana 27
20,5
23,5
26,5
Semana 28
21
25
27
Semana 29
22,5
25,5
28
Semana 30
23,5
26,5
29
Semana 31
24
27
29,5
Semana 32
25
28
30
Semana 33
25,5
29
31
Semana 34
26
29,5
32
Semana 35
26,5
30,5
33
Semana 36
28
31
33
Semana 37
28,5
31,5
34
Semana 38
29,5
33
34
Semana 39
30,5
33,5
34
Semana 40
31
33,5
34,5
Semana 41
32
34,5
38,5


200 comentários:

Camila Verônica disse...

Estou preoculpada estou com 25 semanas e dois dias, e a altura de 22 será que esta normal?

Carol Sena disse...

Regina, tudo bem?
Amei seu blog!
Estou preocupada, com 27 semanas minha AU está 23cm segundo o GO, mas ele me disse que está normal!
Realmente está tudo bem?

Regina disse...

Carol, obrigada pelo carinho!
Sua AU está normal, sim. Não se preocupe!
beijos
Regina

suelen disse...

estou de 7 semanas e a enfermeira q faz o pre natal mediu a cavidade uterina e media 11cm....

Regina disse...

Oi, Helen!
Seu bebe está grande realmente. O que se pode fazer é uma ultrassonografia para ver realmente se é só um bebê ou gemelar. Ou é apenas um bebê grande.
Mande notícias.
Regina

Renata Coelho disse...

Oi Regina, amei esse espaço, você é muito atenciosa! Muito obrigada por responder nossas dúvidas. A minha é a seguinte: estou com 21 semanas e minha AU deu 25 cm. Antes, com 16 semanas havia dado 16 cm, porém fiz uma ultrassonografia com 19 semanas e o tamanho do bebê deu menor, compatível com 18 semanas. Ou seja, o bebê não é grande para justificar esse tamanho. É minha segunda gravidez, na primeira medi 25 cm de AU somente com 26 semanas e meu bebê nasceu às 40 semanas com 2.900kg. O que justificaria essa medida aumentada se o bebê não é tão grande (de acordo com a ultra de 19 semanas)? Obs: Sou gordinha e perdi 6kg no início da gestação por causa dos enjôos, agora, entre a semana 16 e a 21 engordei 4kg (tenho o mesmo peso da primeira gestação). Obrigada!

Regina disse...

Renata, oi!
Obrigada pelo carinho!
Sua altura está maior, sim, para as semanas gestacionais.
Pode ter ocorrido um erro na hora da medição da AU [do médico, da enfermeira], ou algo está acontecendo. Aconselho você a pedir para seu [sua] GO exame de glicemia, para descartar diabetes gestacional. Ou será um bebezão!!!
Mande notícias.
Beijo meu!
Regina

Patri.dossantos disse...

Oie, estou muito preocupada! Estou com 24 semanas e a minha AU deu 16 cm. O que faço? Me ajudem por favor! :(

Regina disse...

Oi, Patri!
Você deve procurar seu GO com urgência e fazer uma ultrassonografia para ver o que está acontecendo. A medida da AU é muito baixa para 24 semanas!
Mande notícias!
Beijos
Regina

Patri.dossantos disse...

Oie, Regina... Muito obrigada tah! E pode deixar que mando noticias sim! Mas pode tirar mais uma duvida por favor? Olha, sei exatamente o dia que eu engravidei, isso muda alguma coisa na idade gestacional ou ate msm no AU?
O fato de ter tomado a pírula dia seguinte pode causar alguma coisa ao bb?

Regina disse...

Patri, se vc sabe exatamente o dia que engravidou, a IG vai ser mais fidedigna. Sobre a PDS você DEVE falar com seu médico, com certeza!
beijo meu.
Regina

Milena Stephanie disse...

Oina ultima consulta estava com a AU 35 e com 36 semanas, esta normal? Tenho sentido colicas e dor na verilha, no quadril nem se fala, amanha tenho consulta hj ja estou na 37 semanas, sera que ta tudo mormal,o parto esta previsto ate 8 de novembro ela pde nascer antes? Obrigad meu e_mail milenastea@gmail.com

Regina disse...

Milena, tudo está normal. O que você está sentindo são os últimos 'retoques' da gravidez. As dores, cólicas leves, tudo isto faz parte do final da gestação.
Abraços
Regina

Milena Stephanie disse...

Oi Regina Obrigada pela antenção, adorei seu blog,

Regina disse...

Obrigada, Milena!
Beijos
Regina

Maiara Amaral disse...

Oi Regina estou com 36 semanas de gestação ontem tive mais uma consulta do pre natal e minha AU é de 36 pela AU qual é o tamanho do meu bebe? esta normal?
Ha e quanto ao tempo de gestação 36 semanas seria quantos meses na contagem popular?

Regina disse...

Oi, Maiara!
Você está no 8º mês de gestação, faltando só 4 semanas para o parto. A sua AU está perfeita para as semanas da gestação, mas só por ela, não dá para calcular o peso do bebê. Isto só com uma ecografia obstétrica.
Beijos
Regina

Paty disse...

Com quantas semanas devo fazer a ultra doppler fluxometria?
Bjs

Regina disse...

Dopplerfluxometria Obstétrica_este exame é solicitado pelo médico, a partir de alterações na US Morfológica.
E realizada quando há indicação pela Ultra-sonografia morfológica, em gestações de alto risco ou ainda à pedido direto do obstetra. Inclui a análise dos três compartimentos à saber: Materno (aa. Uterinas), Placentário (aa. Umbilicais) e Fetal (aa. Cerebrais)

Paty disse...

Bom dia dona Regina !!!

O médico me solicitou essa Dopplerfluxometria Obstétrica...será que deu algum problema na minha ultra morfológica e ele não quis me falar? Agora fiquei preocupada com esse comentário que vc fez com a Maiara...coisas de mãe né...rsrsrsrsrs

Regina disse...

Paty, não é só por problemas que se pedem a Doppler. Os médicos , por vezes, pedem para ter certeza absoluta que tudo está bem.
Fale com ele. O erro é não perguntar nada ao médico. Depois, a gente fica com dúvidas.
beijo meu.
Regina

Tamialik disse...

ola tive uma consulta essa semana e estava com 25 semanas e 4 dias mas minha altura uterina deu em 29, sera que estou com algum problema?

Regina disse...

Tamialik, sua AU está alta para suas semanas de gestação.Fale com seu GO sobre diabetes gestacional, gestação gemelar, bebê grande. Uma dica é fazer uma US para ver o que está acontecendo!
Mande notícias.
Beijos
Regina

Pousada Guarani disse...

Ola boa tarde Regina.

Regina estou com 28 s e 4/7 na 4 ° gestação e estou com uma duvida na ultima consulta dia 30/09 estava em 25 cm, hoje 29/10 fui ao meu medico e a minha altura uterina está em 32 cm ... o que se deve este aumento devo me preocupar minha barriga está bem baixa e sinto muitas cólicas fiz um exame de urina e estou aguardando o resultado,

Obrigada pela atenção.

Elizabeth Cristina

Regina disse...

Oi, Elizabeth Cristina!
Realmente é estranho aumentar 7 cm em 4 semanas....é muito!
Recomendo que peça ao seu GO uma US para saber o que está acontecendo. Só o exame de urina não será o suficiente.
Mande notícias.
Beijos
Regina

priscilla kelly disse...

Oi, estou com 33 semanas de gestação e na minha ultima consulta dia 18 estava com 31 semanas 6 dias minha AU era de 28 cm esta normal?

Paty disse...

Boa tarde dona Regina !!!

Em todas as minhas consultas, minha pressão esta 10.6. Pretendo fazer cesária e ligadura de trompas, e gostaria de saber se vai haver algum problema quanto a anestesia por causa da minha pressão baixa???...Na realidade estou com medo da anestesia, pois o meu 1° filho foi de parto normal, me internei ás 22:30 e minha dilatação estava muito lenta e eles ficaram à noite toda colocando remédio meu soro e só fui ganhar ele às 8:30 da manhã com muita dificuldade. Porém ele nasceu muito grande e com 54cm e eles tiveram que fazer um corte para o lado...tipo uma lua...e depois os pontos inflamaram e fiquei de molho 10 dias no hospital e fora que tive que refazer os pontos...a coisa foi feia e fiquei com trauma.


Bjs da Paty

simone fabiano disse...

oi regina adorei o seu blog estou muito preocupada fui ao medico e ele disse que meu utero ta muito pequeno estou de quinze semanas e cinco dias meu utero dez centimetro meu exame de urina deu infecçao tem alguma coisa de errado me responda por favor obrigada simone

Regina disse...

Oi, Simone! Você está de 15 semanas e sua altura uterina (AU) está medindo 10 cm, é isto? Bom, em primeiro lugar o médico deve ter lhe dado tratamento para infecção urinária. Depois, deve-se esperar e não ficar muito nervosa com a medição, porque ainda é muito cedo. Você pode pedir para seu médico uma ecografia obstétrica para ver o que está acontecendo.
Mande notícias.
Abraços
Regina

Regina disse...

Oi, Priscilla Kelly!
Com 32 semanas e AU de 28 cm está normal, está tudo bem!
Abraços
Regina

Regina disse...

Oi, Paty!
Quanto à sua pressão, está normal e boa para fazer uma cesárea e ligadura. Depois de tudo que você me contou, acredito que o trauma foi grande e você foi vítima de uma violência obstétrica.
Desta vez, faça o que o seu coração mandar.
Beijos e boa sorte!

Paty disse...

Bom dia dona Regina !!!!
Fico muito feliz em ter as suas resposta, me deixa mais tranquila e feliz. Também achei o que eles fizeram comigo foi uma covardia...mas hospital das forças armadas é assim mesmo...eles acham que tem que ser tudo na base da ignorância e rancor...nunca mais faço parto lá.


Bjs da Paty

Regina disse...

Oi, Paty!
Que bom que você está mais tranquila.
Fico feliz em ajudar.
Beijos
Regina

Niralva Neta Braz Pereira disse...

Bom dia, adorei a sua página.
Estou com 30 semanas e a minha AU deu 25cm, pode ter algo errado com o meu bebê?
A GO me solicitou uma ultra com doppler.

Regina disse...

Niralva, oi!
Com 30 semanas a AU costuma estar entre 27/28 cm. Está na média. Acredito que ela tenha pedido a Dopller só para verificar se está tudo bem. Não se preocupe.
Mande notícias.
Abraço
Regina

Milena Stephanie disse...

Oi regina td bem? Estou com 39 semanas e a minha Au estava 34, dia 8 faço 40 semanas ainda tenho a ultima consulta quinta agora, a medica nao sabe se vai ser parto normal, mais ainda sinto contraçoes desda 36 semanaas mais ate agora nada.

Regina disse...

Oi, Milena!
Você tem que ficar tranquila porque a gestação pode fechar em até 42 semanas. O trabalho de parto irá começar quando as contrações forem efetivas. de 10 em 10, de 5 em 5 minutos. está tudo bem.
O bebê avisa quando quiser nascer.
Abraços
Regina

Milena Stephanie disse...

Obrigada pela atençãoo :))

Regina disse...

Oi, Milena!
De nada!
beijos
Regina

Diana Pamela disse...

Oi Regina,Boa Noite!!
Estou com 34 semanas de gestação e a AU é de 27cm,está normal?
Devo me preocupar?
A GO me passou uma US.

Regina disse...

Oi, Diana!
Realmente, a AU está um pouco baixa para a IG. Sua GO fez o certo: pediu uma US para ver o que está acontecendo.
Não se preocupe.
Se OCUPE. Faça a US e siga as orientações da sua GO.
Abraços
Regina

Milena Stephanie disse...

Oi regina,boa noitee!estou passando para lhe agradecer pelas informaçoes, minha Menina nas ceu no dia 8 com 40 semanas , foi parto cessaria ela foi grande com 50 cm e 3,500 gm. Bjos mto obrigadaaaa

Regina disse...

Oi, Milena!
Parabéns pelo nascimento da filhota!
Enorme a moça!
Estou sempre aqui, se você precisar!
Beijos
Regina

Marcita disse...

Regina, boa noite! minha AU deu 19 e estou com 21 semanas e 1 dia. está normal?

Regina disse...

Marcita, oi!
Está tudo perfeito, normal!
Parabéns!
beijão
Regina

Marcita disse...

Obrigada querida, vc é muito atenciosa e gentil. bjos

Regina disse...

Marcita, não precisa agradecer.
beijos
Regina

Beatriz Pinto Cordeiro disse...

Regina,meu nome é Patrica estou muito preocupada e peço sua ajuda, estou gravida de 32 semanas e dois dias e minha AU deu 40, meu marido é meu primo de primeiro grau, não tenho diabetes,engordei apenas 4 kilos durante a gravidez,fiz 4 usg sendo a ultima morfologica e deu td normal e feto unico, hj a medica escutou o coração batendo em 2 lugares diferentes com distancia superior a 10 cm de cada batimento, nao tenho historico de gemelar na familia, sou uma mulher de porte grande com 1.70m e meu marido tbm é grandão e tem 1.88m, será possivel ser gemeos e nos 4 usg não ter visto isso, vou fazer outro daqui 1 semana mais quero logo saber se é possivel um erro ate com relaçao a idade gestacional, por favor me ajude, muito obrigado

Regina disse...

Oi, Patricia!
Difícil não ver gestação gemelar em 4 US. Mas é possível ter havido erro do(a) ecografista. Pode ter havido erro também quanto à idade gestacional. mas existe a probabilidade enorme de ser gemelar, até pela audição de 2 batimentos em locais diferentes.
É uma situação difícil, porque se houve erro nas US alguém deverá ser responsabilizado.
mas se forem 2 bebês será uma benção!
Mande notícias porque agora eu é quem estou curiosa!
Beijos
Regina

Beatriz Pinto Cordeiro disse...

Regina consegui marcar usg pra segunda feira, assim que souber o resultado te comunico imediatamente , um exame errar td bem, mais 4 exames já é demais, de qualquer maneira te darei noticias para que vc possa orientar outras gestantes na mesma situação. Muito obrigado pela sua atenção. Um forte abraço

Regina disse...

Oi, Patricia!
Aguardo notícias. estou curiosa também!
Um beijão
Regina

Camila Felix disse...

Oii Regina boa noite!!!
Fiz um Usg Obstetrico na semana passada e a medica que fez disse que estava tudo bem com meu bebe, a quantidade de liquido estava normal para a idade gestacional, a placenta corporea grau I de maturação e quando ela foi fazer a medição deu entre 27 e 28 cm minha idade gestacional é 29 semanas, ela pediu um Doppler para avaliar mais fiquei com medo o que pode ser??

Regina disse...

Oi, Camila!
A AU tem que estar perto da Idade gestacional. Para 29 semanas, sua AU de 27/28 cm está perfeita!
Não precisa se preocupar!
beijos
Regina

Evelyn Rodrigues disse...

Olá Regina,boa noite!
Estou preocupada, pois faço pré natal pelo SUS e a médica que me atende é pediatra. Tive a última consulta dia 26/11 agora e desde minha penúltima consulta minha AU está elevada. Estou com 21 semanas de gestação e AU 25cm. Fiquei desesperada e emplorei para médica para que eu fizesse o ultrassom para verificar o que está acontecendo, mas a médica disse que não era necessário, mas na carteirinha de gestante el colocou a altura da Au e um ponto de interrogação enorme. O que eu devo fazer? Minha Au está muito alta?21 semanas e AU: 25 cm. Me ajuda por favor!!!

Regina disse...

Evelyn, oi! Sua AU deveria estar em 21 cm. Ela está alta e pode ter diversos fatores: diabetes gestacional, gestação gemelar, bebê grande. Peça para sua médica um exame de glicose para ver como está sua glicemia e uma eco obstétrica, nem que você tenha que fazer particular.
Mande notícias.
beijos
Regina

Mariana Silverio disse...

Olá, gostaria que você tirasse a minha dúvida Regina. Minha última menstruação foi no dia 23/06/2013, e pelas minhas contas eu estaria de 23 semanas e 4 dias HOJE, mas no ultrassom que eu fiz deu 22 semanas e 2 dias.. Enfim, tive uma consulta com uma enfermeira no posto de saúde ontem, pois a minha GO está de férias. E ela nunca havia medido a minha AU, e ontem a enfermeira foi medir. Deu 32cm, fiquei muito preocupada.. Tem algum problema, algum risco ? Pois fiquei em dúvida sobre quando a minha bebê nasce, pode ocorrer da mulher menstruar mesmo estando grávida ? Pois não tem como eu esquecer a última menstruação porque foi exatamente no dia do meu aniversário. Estou pensando em fazer uma ultrassonografia 3D mais detalhada para saber melhor.. O que acha ? Obrigada desde já. Beijos

Regina disse...

Oi, Mariana!
Vamos por partes! Sua DUM foi em 23.06. Hoje, dia 04.12 você está de 23 semanas e 6 dias, ou seja, praticamente 24 semanas. O US sempre tem margem de erro de uma semana, para mais ou para menos. Está tudo bem quanto ao ultrassom. Sobre a medida, pode ter acontecido de a enfermeira não ter prática e ter medido a barriga e não o útero. Eu acho que ela mediu errado, pois 32 cm seria sema na 34/35. não fique preocupada, acho que esta medição foi errada. Agora, se você fizer uma US, seria ótimo para tirar todas as dúvidas.
beijo meu.
Regina

NaFrancine disse...

Bom dia Regina, hj fui a consulta do pré-natal pelo sus e o médico disse que minha AU é de 40cm. Hoje inicio a 37a semana e certamente esse tamanho é pq meu bebe é grandão. Eu e meu marido somos grandes. O que me preocupa é se vou conseguir ter PN. O médico não mencionou nada, mas fico com medo de haver algum problema na hora do parto e eu e o bebe acabar sofrendo. Vejo muitos relatos que acontecem isso e temo por passar pela mesma situaçao. Pela sua experiencia devo ficar tranquila ou optar por uma cesarea?
Fica com Deus, abçs.

Regina disse...

NaFrancine, oi!
Seu bebê é grandão mesmo! Que lindo!
Parto normal seria sempre minha primeira opção. Esperar ter as contrações, ver a evolução da dilatação do colo do útero, deixar o bebê decidir a hora que quer nascer. Se não existe nenhum problema, deixa acontecer. A cesárea seria a última opção. Se algo acontecer, o médico decide e faz a cesárea. Já vi nascer bebês grandões de PN.
Seja feliz e boa hora.
beijos
Regina

Larissa Brazil disse...

oi Regina, estou muito preocupada, ontem sai da obstetra mt nervoza, ate cai na rua, pois ela falo q eu iria ter q fazer uma ultra c dopller c urgencia pq dependendo do problema da minha bb eu ia ter q tirar. achei um absurdo. estou de 36 semanas e minha au e de 31 cm, mas olhei na tabela e esta na media. minha ultima ultrasom eu estava de 35 semanas e a bb estava pesando 1.964g. vc acha q devo me preocupar?

Regina disse...

Oi, Larissa!
Que coisa!!!
O que ela alegou para tirar assim a sua bebê? O porque da urgência da ecodopler? O que ela diz?
Se não tem motivo nenhum, sua bebê está bem, AU normal, peso normal...tudo certo!
Ou ela deixou de te dizer algo?
Ou ela quer tirar férias?
Minha opinião, sem medo: faça a eco e vá em outra obstetra. Ou mostre a ela e procure outro profissional, mesmo sendo no final da gestação.
Mande notícias, quero final feliz para esta história! E não fique nervosa, tudo vai ficar bem!
Beijo meu
Regina

Vanessa Ribeiro disse...

Olá Regina. Tem como estimar o tamanho do feto com uma au de 34 em uma gestação de 37 semanas?
obrigada

Regina disse...

Seu Bebê

Veja o que aconteceu com o desenvolvimento do seu bebê ma 37ª semana de gravidez!
Bebê grande_____AU 34 cm

Medindo."Ganhar um pouco de peso todo dia me ajuda a ficar pronto para o grande dia." É provável que o seu bebê tenha mais de 50 cm de comprimento e pese entre 2,7 e 3 quilogramas, aproximando-se do peso final de nascimento. Estas últimas semanas são importantes. Ele ainda está ganhando 15 gramas de gordura por dia. Esta gordura ajuda o corpo a regular sua temperatura e os níveis de sangue e açúcar. O cérebro e o crânio que o abriga continuam a crescer.

Ajeitando a saída. O seu bebê parece que está mais para baixo nestes últimos dias? Você pode sentir como se ele tivesse caído por sua pélvis - e talvez tenha mesmo. Esta queda, chamada de acoplamento, pode ocorrer algumas semanas antes do bebê nascer. A nova posição, mais baixa, pode tirar um pouco da pressão sobre seus pulmões e diafragma, fazendo com que respirar seja mais fácil para você.

Beijos
Regina

dyanna dola disse...

oie regina estou muito preocupada estou com 24 semanas de gestação
fui ou meu obistreta e ele me disse que minha barriga esta aparentando ter 19 semanas de gestação .minha cm com 23 semanas é 19. minha barriga não cresce estou preocupada se minha filha vai nascer com alguma defisiencia .me ajudem....

Regina disse...

Oi, Dyanna! Com 23 semanas, sua AU deveria estar em 21/22 cm. Peça ao seu obstetra uma US para ver o que está acontecendo.
Abraços
Regina

GISELLE OLIVEIRA disse...

Ola !!!! Bom dia Regina
Estou entrando 31 semana fui ao medico na segunda faço pre natal pelo sus e particular.
pelo sus pq trabalho em frigorifico retirado nao tem hospital.
particular pq será o medico do parto .
Tive consulta pelo sus com a medica,tiro a medica estava com 27 mes passado este mes 25cm encaminho direto p o hospital para fazer uma ultra nao tive sucesso em fazer pelo sus.
fui ao medico q pago fez ultra falo q o bebe esta bem estou muito ansiosa,
mesmo assim pediu exame pois tenho tipo sanguineo AB-.
4 injeções para fortalecer o pulmao do bebe estou super preocupada.
retorna na medica do sus dia 23 agora, pois consegui a ultra para dia 17 deste mes doppler algo assim.
E nesta sexta mostro os exames do meu medico q fará o parto

Regina disse...

Giselle, oi!
Não entendi muito bem a situação, mas parece que o médico está preocupado com seu bebê, fazendo as injeções para fortalecer os pulmões dele. O que tenho a dizer é que você deve seguir à risca todas as orientações do seu obstetra!
Abraços
Regina

GISELLE OLIVEIRA disse...

OLA REGINA....
FIZ A ULTRA HJ CHAMADA DOPPLER, PEGO RESULTADO SEGUNDA E MOSTRO A MEDICA DIA 23.
ACONTECEU SEGUINTE MES PASSADO A MEDIDA UTERINA ESTAVA COM 27 CM, ESTE MES FUI CONSULTAR ESTAVA COM 25 CM. QUERIA SABER PQ DIMINUIU ALEM DE AUMENTAR.
JA ESTOU TOMANDO AS INJEÇÕES PARA FORTALECER O PULMAO DO BEBE.
aBRAÇOS
GISELLE

Regina disse...

Oi, Giselle!
A medição da AU não diminui. Ela pode estacionar. Deve ter sido medida erradamente.
Abraços
Regina

Sandra Almeida disse...

boa tarde regina estou de 29 semanas e a au deu 30 cm,esta na media

Regina disse...

Sandra!
está perfeita!
Parabéns!
Um beijão
Regina

GISELLE OLIVEIRA disse...

Olá Regina estou entrando na 32 semana qual seria a medida exata?
Abraco

NaniZanelli disse...

Estou com 29 semanas e 33cm no AU. Nao e normal ne ?

Valdeir Araujo disse...

MEDIDAS UTERINA DE DL 6.7 DAP 3.1 DT 3.6CM COM O VOLUME DE 41CM³ É NORMAL ?

Regina disse...

Nani, oi!
A AU está acima da semana gestacional. Acredito que seu GO já esteja vendo o que pode estar acontecendo: diabetes gestacional, bebê grande, gestação gemelar...ele saberá orientá-la.
Abraços
Regina

Regina disse...

Oi, Valdeir!
Não consegui entender as siglas. Na dúvida, pergunte ao seu GO.
Abraços
Regina

Regina disse...

Oi, Giselle! Sua AU para 32 semanas é em torno de 30 cm.
Abraços
Regina

Andressa Oliveira disse...

Oi Regina , Boa noite.
Fui a medica hoje estou de 7 semanas e Au de 9 cm o que pode ser?

Regina disse...

Oi, Andressa!
Não é nada, porque a AU só pode ser medida com exatidão a partir da 13ª semana.
Abraços
Regina

aline castelar disse...

Boa noite. Estou com muitas duvidas. minha Dpp pelo primeiro US é dia 12 de março, ou seja estou de 35 semanas. Pela Dum é dia 27 de março. Fiz um US na sexta e deu q eu estou com 32 semanas. Minha AU foi medida dia 8 de março e esta com 32 cm. Não sei por onde seguir minha Dpp. Obrigada. Bjoks

Regina disse...

Aline, sempre, na dúvida, segue-se a 1ª US. Sua AU de 32 cm é compatível com 35 semanas.
Abraços
Regina

Vanessa Braga disse...

Ola regina na minha consulta de 24 semanas estava com 24u e a medica disse q estava tudo bem porem na minha consulta de 29 semans reclamei de dores e minha medida baixou para 22cm vi que minha obstetra nao gistou muito e me passou uma injeção para o pulmao do bebe porem nao disse na e me mandou voltar daquiba 15 dias devo me preocupar

Regina disse...

Vanessa, pode estar acontecendo um RCIU [retardo de crescimento intrauterino] e seu bebê não estar se desenvolvendo. mas sua obstetra fará mais exames para ver o que está acontecendo.
Mande notícias.
Regina

Varcia da Gloria Jemusse Jemusse disse...

Gosto do seu blogue. To com 36,4 semnas e AU 40. Nao tenho diabete,acho que vem um bebezao. Pathy MOCAMBIQUE

Regina disse...

Oi, Varcia!
Obrigada pelo carinho!
Se não forem gêmeos, será um bebezão!
Parabéns e volte sempre!
Abraços
Regina

fabiola bordim disse...

olá regina minha au hj na consulta tava 30 e meu medico me deixou assustada falando que esta pequena,ja estou de 36 semanas pode me ajudar?

Regina disse...

Fabiola, oi!
Com 36 semanas a média seria 32 cm de AU. Não está tão baixa ainda. Sugiro fazer uma ecografia para ver se está acontecendo alguma coisa. Abraços
Regina

daniele silva bastos disse...

Oie Regina estou de 40 semanas e 3 dias não estou sentindo nada ainda fui na maternidade onde eu pretendo ganhar minha filha a enfermeira obstetra fez o toque disse que eu estava com 2 cm de dilatação e que eu tinha que esperar até 41 semanas e 6 dias só que eu estou muito preocupada pois me falarão que depois dos 40 semanas as consultas devem ser 2 em 2 dias para acompanhar a mãe e o bebe pra ter certeza que esta tudo bem mas ninguém me fala nada e minha consulta continua semanal e minha próxima consulta vou estar de 41 semanas e 3 dias devo esperar ? o que devo fazer pois estou mto nervosa pela demora do meu parto e pela falta de resposta

Regina disse...

Oi, Daniele!
Sei da sua preocupação, mas o bebê pode nascer, sem problemas, até 42 semanas. Se você está com 2 cm de dilatação, acredito que logo as contrações irão aumentar e a dilatação irá acontecer. Depois de 40 semanas, as consultas não precisam ser de 2 em 2 dias. Podem ser semanais. Se você ficar muito ansiosa, procure sua [seu] GO e fale abertamente. Se você não sente nada de diferente, tudo está bem. Mas procure seu médico para ficar mais tranquila.
Mande notícias e fiquem bem.
Beijão
Regina

Ana Carol disse...

Olá, gostaria que você tirasse a minha dúvida Regina. Minha última menstruação foi no dia 29/07/2013, e pelas minhas contas eu estaria de 32 semanas HOJE, mas tive uma consulta com uma enfermeira no posto de saúde ontem, pois ela sempre me acompanhou e o médico mesmo nem olha pra gente direito . Ai ela mediu a minha AU, mas pelas contas dela eu estou de 30 semanas e 5 dias e ontem a enfermeira foi medir, deu 28 cm, fiquei muito preocupada.. Tem algum problema, algum risco ? Pois fiquei em dúvida sobre quando a minha bebê nasce, pode ocorrer da mulher menstruar mesmo estando grávida ? E eu estou confusa pois em junho veio duas vezes minha menstruação veio dia 02/06 e depois veio 21/06. O médico me deu só uma usltrassom pra fazer e eu fiz dia 19/11 e estava com 16 semanas meu bebe tava com 14cm .Mas ontem fui e mostrei para a enfermeira meu hemograma que eu fiz ela me disse que eu to tomada de anemia mas eu nao entendi porque se estou me alimentando bem. bom os resultados foram:hemtocrito 34% , hemoglobina10,80g/dl.O que acha ? Obrigada desde já. Beijos

Regina disse...

Ana Carol, pela DUM hoje você está de 32 semanas. Pela US , você também está de 32 semanas e seu bebê nasce em 06 de maio. O que você deve cuidar é da anemia. O normal é de 40 a 42%. A AU está na média para 32 semanas. procure o médico e peça um encaminhamento para uma nutricionista, pois você deverá ter um aporte calórico maior na alimentação. E ser medicada para anemia pelo médico. Lembre-se: você está com 32 semanas. Descanse e alimente-se melhor.
Mande notícias. Um beijão.
Regina

Bruna Silva Pinto Pereira disse...

Oi Regina fiz minha consulta de pré-natal hoje e médico disse que estou com 33 semanas e 5 dias e AU de 37 cm, ele não achou muito normal mais não me explicou nada, fiquei preocupada será que ta tudo bem. Beijos

Regina disse...

Oi, Bruna!
Sua AU está acima da média!
Volte para consulta e pergunte o porque!
Ele tem que lhe pedir uma US e exames para ver se você não tem diabetes gestacional. Ou gravidez gemelar. Fora isto, seu bebê será grande.
Abraços
Regina

patrícia sutil disse...

Oiii Regina, a ultima vez que fui consultar com meu obstetra e minha AU estava 27 e estava com 26,4 semanas é normal?

Regina disse...

Oi, Patricia!
Mais normal, impossível!
Perfeito!
Parabéns!
Um beijão
Regina

juliana gomes da silva abreu disse...

Olá Regina, estou com 26 semanas mas minha AU só deu 21,5 quase não tenho barriga e estou muito preocupada. Ela passou um ecocardiograma e dopplefluxometria.

Regina disse...

Oi, Juliana!
Sua AU está muito baixa, por isso o médico pediu os exames para ver o que está acontecendo.
Abraços
Regina

Unknown disse...

OLÁ REGINA! Estou de 20 semanas e minha AU é de 28, a go pediu eco pra ver se o liquido tá normal. Mas minha preocupação é se minha barriga vai continuar crescendo dessa forma até o final da gestação? estou com um barrigão, e já me incomoda bastante.

Regina disse...

Oi, Unknown!
Sua AU é de 28 semanas. Pode ser muito líquido amniótico, diabetes gestacional, gestação gemelar...o médico vai ver pela US o que está acontecendo e vai resolver. Não se preocupe!
Beijão

geysinha disse...

Ola regina
esotu com 37 semanas e com altura uterina de 34cm
quero saber se esta normal?

Regina disse...

Oi, Geysinha!
Sua AU está perfeita para 37 semanas.
Um beijão
Regina

Janaina rodrigues venturino leal disse...

Oi regina estou com uma preocupaçao, estou com 36 semanas e minha Au e de 31. Sera que minha bebe vai vim pequena?.

Regina disse...

Janaina, oi!
O tamanho da AU está na média para 36 semanas!
Não se preocupe.
Abraços

Janaina rodrigues venturino leal disse...

Oi regida obrigada pela resposta, fiquei mais aliviada. E que todos dizem q a altura deve acompanhar as semanas. Obrigada vc e um amor

Regina disse...

Janaina, é verdade! mas isto até 32/33 semanas. A partir disto, a AU se estabiliza!
beijão

Maria Carolina Silva disse...

Oi Regina , estou com 31 semanas e 2 dias e meu utero esta medindo serca de 33 sentimento é normal ? Qual deve ser o peso aproximadamente da minha princesinha Lívia ?

Regina disse...

Maria Carolina, a sua AU está perfeita, e sua Lívia deve estar pesando em torno de 1,5 kg.
Abraços

Di disse...

Boa tarde parabéns pela paciência que tem de responder tantas perguntas e tirar tantas dúvidas.. Estou com medo pois ultima vez que o médico mediu a AU deu 22cm sendo que estava de 27 semanas e 5 dias.. deu abaixo do normal né? no mesmo dia fiz um ultrassom e achei pequena para a IG . 34cm pesando 1.026g o que você acha? todo mês faço um ultrassom, essas são as medidas da AU.. 16 semanas ; AU 10cm / 20 semanas AU 14 cm/ 24 semanas AU 17cm / 28 semanas AU 22cm o que você acha? Estou com medo pois ano passado tive um aborto retido com 8 semanas.

Regina disse...

Di, realmente as medições sempre foram abaixo da média. Você deve perguntar ao seu médico o que pode estar acontecendo e fazer uma US para detectar qualquer problema.
Mande notícias.
Abraços

Di disse...

obrigada pela resposta.. mais o bebe corre algum risco estando abaixo da média?

Regina disse...

Di, seu bebê pode não estar crescendo como deveria. procure seu GO o mais rápido possível.
Abraços

gleice morais disse...

Boa noite Regina... Achei estraordonaria tds as suas respostas e fikei curiosa para lhe perguntar.... Minha nenem nasceu em maio 2013(4° gestaçao) e em dez|13 engravidei do quinto.. Tds partos normais. sinto dores no pé da barriga eela parece estar super baixa.. As medidas da ultima consulta dia 26/05/14 sao... 16 semanas AU 18 e meu ultrassom intravaginal eh compatovel com a DUM COLO uterino fechado com 4 cm comp. Da cabeça as nadegas 6.3... esse ultrassom eh do dia 11/03/14... Mas parece esyar tao pekeno... Me ajuda?! Bjosss Gleice

Regina disse...

Gleice, pelo que li, você está super bem e as medidas estão todas normais.
Seu bebê está normal.
Abraços

rosamaria disse...

Regina, adorei o seu blog.
Minha filha foi internada hoje com 36 semanas. Soltou rolhão, pouco líquido amniótico, bebé com 2,500kg de peso, muitas dores nas costas e muitas contrações. Bebé sentado. Estou aflita. Levou já uma injeção para fortalecimento do pulmão. Que poderá acontecer?

Regina disse...

Rosamaria, seu neto poderá nascer prematuro, de parto normal ou cesárea. Mas o peso está bom. Não se aflija, tudo vai dar certo.
Abraços

Virginia Sthefanie disse...

regina estou com 14 semanas e minha altura uterina ta dando 19cm mas as duas us que fiz e a data da ultima mostra batem com 14 semanas o que pode ser?

Regina disse...

Virginia, pode ser por vários motivos:
Medição maior do que uterina normal
O médico determina que o útero é maior do que o normal se tiver uma média de 2 cm. diferente do que deve ser medido de acordo com a semana em curso da gravidez e considerando a data de vencimento. Se assim for, pergunte ao seu obstetra realizar uma ecografia para saber as causas dessa diferença. Em seguida, irá detalhar algumas delas:
• Erro devido data
Um erro no cálculo da data de nascimento do bebê está associada com uma medição uterino maior do que o normal. É corrigido pela aplicação de um obstetra de ultra-som, confirmando a idade gestacional correta.
• tonificar os músculos abdominais
É possível que os músculos abdominais não tem tonificação adequada devido a gravidezes anteriores. Este é outro fator que altera a medida uterina.
• Presença de miomas no útero
Fibromiomas ou miomas uterinos pode medir de 2,5 cm. a 20 cm.ou mais, o que também dificultam medição correcta do útero.
• Gravidez múltipla
As gravidezes múltiplas , como gêmeos ou mais também pode alterar a medição uterina porque ocupam mais espaço no útero.
• Presença de muito líquido amniótico
O excesso de líquido amniótico é chamado polidrâmnio e seu aumento está associado com as medições mais elevados para a idade gestacional. Confirma-se através de um ultra-som, chamado de "índice de líquido amniótico" (ILA), quando se tem uma profundidade maior que 24 cm.
• Posição do bebê
Se a posição do bebê é elevada no interior da pelve, a medição será maior. Isto pode ser causado por uma complicação denomiada placenta prévia ou porque a criança está posicionado nádegas (posição pélvica).
• tamanho do bebê Grande
O nome científico para se referir aos bebês grandes é macrossomia e para essa possibilidade, o médico deve pedir-lhe testar a diabetes gestacional . É também possível que o bebé é grande, sem estar associado a qualquer doença.
O médico é quem deverá diagnosticar o que está acontecendo.
Abraços
Regina

rosamaria disse...

Muito obrigada, Regina. Você é fantástica. Meu neto nasceu hoje e está lindo. Não necessitou de incubadora.

Regina disse...

Rosamaria!
Fico feliz em poder ter ajudado!
Vida longa ao seu neto!
Abraços na família!

gleice morais disse...

Boa noite Regina, Parabens mais ima vez pelo blog, por ajudar todas nos gravidissimas..... Eu tive uma infecçao de urina ha 45 dias atras e tomei 4 cxs de cefalexina, Agora repeti o exame de urocultura e apareceu uma bacteria com o nome Escherichia Coli e a ccontagem de colonias superior à 100.000 ufc ml..... Quanto a antibiograma todos os resultados deu como S (sensivel )....... Estou preocupadissima..... Isso pode caussar má formacao no meu nenem? Estou de 18 sem e 3 dias e so vou ao medico daqui 7 dias... Abraços!

Regina disse...

Gleice, oi!
Você está com uma bactéria que vem das fezes. E sensível significa que os antibióticos podem ser usados para tratar a infecção. Não causa má formação. Faça o tratamento direitinho e tudo ficará bem.
Abração

junielia alves disse...

Oi Regina pela minha Ultrassom estou com 36 semanas e 1 dia e pela Mestruação estou com 35 semanas e 1 dia qual é o confiável? E a minha Altura Uterina esta com 36 CM e esta a mais do que o cm de todas duas da Ultrassom e da DUM??

Regina disse...

Junielia!
O US e a DUM geralmente tem diferença de 1 semana, sem problemas. Eu confio mais na DUM. E 36 cm mostra que você vai ter um bebezão!
Abraços

Jackeline Davila disse...

Regina,estou co 33 semanas e 2 dias,minha ultima consua tava com 32semanas e4 dias .a au tava em 27 cm,eu nao engorde amd agr 5 kg,minha dum foi em17/08 t,as ultra estao dando ao previ7ao para 01/06 ta correto?

Regina disse...

Oi, Jackeline!
Se a DUM foi 17.08.13, a data provável do parto é 25 de junho.
Abraços

Ricardo Santos disse...

Regina, minha ultima us fiz com 31 semanas minha filha estava de cabeça para baixo só que de frente para meu umbigo, estava medindo 42 cm e pesando 2kg esta
No tamanho certo?? Hj estou com 36 semanas e 5 dias, minha aí está dando centro um cm a mais conforme minhas semanas de gestação, pode ser q adiante ou não? Quero muito tentar o parto normal

Regina disse...

Mayara [Ricardo Santos]
Com 31 semanas, sua filha estava com o peso e tamanhos ideal. Se ela está com a cabeça encaixada, tem tudo para ter parto normal. Você está de 37 semanas, e o peso do bebê já está em torno de 2800 g e 50 cm. A AU está perfeita para a idade gestacional.
Abraços

Esperança disse...

Oi Regina,
Como vai?
Acabei de fazer uma ecografia. De acordo com a médica está tudo normal, mas fiquei um pouco angustiada. Estou com 35 semanas e 5 dias, minha AU é 34 cm. O bebê está só com 41 cm. Achei muito pequeno para meu tempo de gestação.
Abraços

Janaina rodrigues venturino leal disse...

Regina eu to desesperada me tire uma duvida. Eu fui ao ps a medica disse q minha filha esta em uma possiçao desfavoravel ao parto normal. Estou com 40s e 2d. Na ultra esta q ela esta cefalica longitudinal com dorso a direita. Ela disse q o parto doi mais e que e bem mais demorado. Eu to chorando rios com medo de acontecer algo com minha filha. Tem algo q posso fazer?

Regina disse...

Janaina Rodrigues Venturino Leal!
Você está de 40 semanas e 2 dias: Perfeito!
Posição: Cefálica longitudinal com dorso à direita: Perfeito [posição mais do que favorável para parto normal].
Quando ela diz que dói mais parto normal, ela quer fazer ou convencer você
a fazer uma cesárea. Não entre na onda dela. Espere as contrações começarem pois sua filha vai avisar a hora em que quer nascer.
Abraços e pare de chorar, pois está tudo bem...
Beijão

Regina disse...

Esperança, oi!
A AU está perfeita para o tempo de gestação. Com 36 semanas, o bebê teria em média, 45 cm. Mas você tem que observar o seu tamanho e o tamanho do pai do bebê. E tem ainda mais 4 semanas para crescer. Eu, se fosse você, não me preocuparia!
Fique tranquila, tudo vai ficar bem.

Chah disse...

Olá, Regina... Estou de 37 semanas e 2 dias e minha AU está em 32. Acabo de fazer uma cenografia e está aparentemente tudo normal, a bebê está com 2,670 kg e 47cm. Acontece, que semana passada ela estava com 2,650, ou seja, não engordou nada. Minha GO está preocupada e disse que apesar da eco estar boa, não quer arriscar e quer fazer cesárea já na semana que vem. Estou com medo por ela talvez estar fazendo isso apenas para que eu não tenha parto normal, já que este é o meu desejo. O que você acha?

Regina disse...

Chah!
Sinto muito dizer que o que você está pensando sobre a cesárea marcada é verdade. Sua GO não quer fazer parto normal. Fazendo uma cesárea com 38 semanas, ela é quem vai interromper o crescimento e a engorda da sua bebê. esperando o parto normal, você pode chegar até 41 semanas e sua bebê poderá crescer e aumentar seu peso Sua filha está bem, normal, então para que marcar uma cesárea? encurtando a gestação em até 3 semanas? Questione isso com ela.
Abraços

Allan Ðj ♪ lılıl Єlectro Њousε lılıl ♪ disse...

Bom dia Regina,minha namorada ficou um mês sem tomar anticoncepcional e depois disso iniciou novamente com a troca da pirula,e essa semana já iniciou a terceira cartela, após a relação com camisinha fds logo que gosei tiramos a camisinha e 10 minuto após tivemos relação novamente mas sem preservativo e a segunda vez não teve ejaculação dentro dela!!! Pra prevenir dou ou não a pirula do dia seguinte a ela? Obrigado

Juliana disse...

Olá, Boa tarde...
Estou de 29 semanas e 1 dia e minha AU é de 29. Está normal???

Regina disse...

Allan, na dúvida, tomar a PDS.

Regina disse...

Juliana, a AU de 29 cm está perfeita para 29 semanas.
Abraços

Juliana disse...

Olá novamente, boa noite...
Hoje fui fazer o 4D e ela está com 1,342 kg, o peso dela está bom, ou esta baixo ???
Desde já agradeço sua atenção....
:)

Regina disse...

Juliana, o peso está bom, está na média!
Abraços

gomes disse...

Ola tudo bem.... poderia me tirar uma duvida, mina fila fez uns exames e um deles é GM GESTACIONAL, não entendo nada , mas pesquisei e tudo sempre fala em gestação ... queria saber se a medica pediu este exame por que ela esta gravida e esta me escondendo... ou pode ser pedido esse exame sem estar gravida, por outro motivo... um pai preocupado aguardo a resposta....

Regina disse...

Sr. Gomes, não conheço este exame GM GESTACIONAL. Mas se for relacionado com gestação, a médica pode ter pedido para ter certeza de que ela não está grávida [ou estar grávida]. Exames de gravidez são pedidos aleatoriamente. Não se preocupe!
Abraços

Ana Carol disse...

OLA REGINA! Eu to confusa, minha ultima mstç veio dia 28/29 de julho e parou dia 30. Mas eu fiz as contas e estou com 39 semanas e quando fiz uma ultra dia 19/11 eu estava cm 15/16 semanas e tambem da 39 semanas e ontem tive consulta minha medica disse que estou cm 37 indo para 38 semanas ai fiquei confusa e perguntei se estava certa as contas dela ela disse que sim pela US. Estou com 2 dedos de dilatação e colo com 4cm a mais ou menos 3 semanas. Ela disse que minha DPP e 14/05 e por outras contas e 05/05 tenho medo de esperar ate dia 14 e passar da hora da minha bb nascer.... ME AJUDE O QUE FAÇO???

Regina disse...

Ana Carol, não fique assustada. preste muita atenção no que vou lhe dizer. As contas entre a DUM e a US sempre dão diferença. Eu confio na DUM. Então vamos lá:pela DUM, seu bebê está pronto para nascer. E ele avisa: dor na lombar, pequenas cólicas, contrações ritmadas, perda do tampão mucoso, perda do líquido amniótico....não precisa esperar a té o dia 14.05. Se ele vier em 14.05, ele nascerá no tempo certo também, com 41 semanas e 4 dias, sem problemas. O importante é você deixar o beb~e dar os sinais de que quer nascer, só ele sabe quando. Espere as contrações e fique bem. Não fique ansiosa, fique tranquila que tudo vai dar certo.
Depois, você volta e me conta. Que N.S. do Bom Parto lhe acompanhe!
Beijão

Palloma Gomes disse...

Ola Regina meu nome é Palloma estou gravida de 31 semanas fiz uma ultrason e tudo perfeito com meu homenzinho porem o medico viu que ele esta encaixado e tenho mt medo de meu filho nasce antes do tempo , ha algum risco dele nascer agora pq esta encaixado ? Tenho muita fe que ele ira nasce no tempo certinho as mae é mae ne e sempre aquele medo :/ .. obrigado e BEIJAAO

Regina disse...

Palloma, não se preocupe!
O bebê sabe quando, como e onde quer nascer. Se ele está encaixado, ótimo!
vai dar tudo certo, não se preocupe!
beijão

Carolina disse...

Oi Regina! Bom dia...
Acabei de sair do pré natal! Estou com 38s e 1d e o médico disse que o bebê não encaixou! Minha AU deu 37cm..
É normal? Devo me preocupar?

Regina disse...

Oi, Carolina!
A AU está grande para o final da gestação. Será um beb~e grande. Mas ele tem até a 42ª semana para encaixar. Não se preocupe!
Abraços

Beta Carvalho disse...

oi estou com 22 semanas ,e minha altura uterina esta com 27 cm ,mis fiz o ultra e falou q e feto unico .oq pode ser ,um bebe gigante?

Regina disse...

Beta Carvalho!
Pode ser um bebê grande, você pode estar com diabetes gestacional, ou a medição foi errada. Fale com seu médico.
Abraços

fabiana ribeiro disse...

Regina,

Fiz a medicação com 19,5 semanas e estava com 15cm, fiz agora com 24 semanas e estou com 24cm, a médica me pediu um ultra obstétrico que marquei para dia 30/05, já fiz o morfologicom com 22 semanas e esta tudo ok. Isso pode acontecer? Diabetes, já fiz os exames e não tenho problemas.

Regina disse...

Fabiana!
Acho, sim, que seu bebê desenvolveu e será um bebezão. Não se preocupe, se todos os exames deram ok!

dejanira nunes disse...

Olá sou Dejanira e moro no Acre
Estou muito confusa..pois a enfermeira do pré-natal disse que a data provavel do parto é hj dia 23/05...entao hj faço 40 semanas e na 1ª ultrasson diz que a data do parto é dia 21/06...é uma diferença muito grande...imagina ai minha cabeça...estou para pirar...
minha ultima mestruação foi dia 16/08/13...me ajuda em quem acredito?

Regina disse...

Dejanira Nunes!
Eu sempre calculo a DPP [data provável do parto] pela DUM [data da última menstruação]. Se a sua DUM foi 16.08.13, a DPP é amanhã, 24 de maio. O 1º US dá a data aproximada também. Você está completando 40 semanas, mas a gestação pode ir até 41/42 semanas. Eu resolveria assim: ou conversar com o médico ou ficar pronta, aguardando os 1ºs sinais = perda do líquido amniótico, perda do tampão mucoso, contrações ritmadas de 20 em 20', 15 em 15', 10 em 10' minutos, 5 em 5' minutos...porque o bebê avisa quando quer nascer. Eu confio na DUM.
Boa sorte!
Beijão e mande notícias.

Valmir Pereira disse...

oi estou com 29 semanas e 22 cm a medica falou que meu bebe esta pequeno tem algum problema ?

Regina disse...

Valmir Pereira!
A AU está baixa para 29 semanas. Isto acontece por vários motivos: seu bebê não está crescendo, infecção...a médica deve ter pedido exames laboratoriais e um ultrassom para ver o que está acontecendo!
Abraços

jaquelline camargo disse...

Regina estou de 32 semanas e AU é de 25 cm. É normal? Não tomo vitaminas.

Regina disse...

Jaquelline camargo!
Não, não está normal. Está muito baixa. Ou foi medida errada ou seu bebê não está crescendo. Procure seu médico e faça uma US urgente para ver o que está acontecendo.

grazi glau disse...

Boa tarde. Regina.
Estou com 36 semanas e minha AU e d 40 cm. O go falou q o parto nao pode ser normal pois sou baixinha e meu AU esta muito alto. Tenho 1,58 d altura.

Regina disse...

Grazi, realamente sua AU está acima da média, dizendo que seu bebê será grande. Mas não há indicação de cesárea pela sua altura, que nada tem a ver com a dilatação. Se você fizer o trabalho de parto, as contrações acontecerem, você terá dilatação e seu bebê poderá nascer tranquilamente de parto normal.
Abraços

ELIZA disse...

REGINA bom dia eu moro na Franca como falei para vc tenho a medicao do utero 17mm e estou usando progesterona 2 meses e magnesio um mes nao tenho familia aqui somente meu marido nao faco absolutamente nada fico deitada na cama como a medica mandou mas hoje fui na cozinha fazer um refeicao bem rapida para mim pois meu marido teve que sair muito cedo so deixou meu cafe isso hoje fiz mal semana que vem a enfermeira vem na minha casa durante duas vezes na semana

Regina disse...

Eliza, não fez mal nenhum. Não existe 100% de repouso. Fique tranquila.
beijão

ELIZA disse...

Regina you com 32 semana e 2 Dias meus 05 de junho estava 17mm mas tenho uma prisao de ventre as forcas podem vim prejudiced

Regina disse...

Eliza, me desculpa mas não entendi sua pergunta.

ELIZA disse...

As forcas que favor quando for no banheiro poder aindar mas vir diminuir o colo Regina eu bebo muito agua o problema e que FIco muito tempo deitada

Palloma Gomes disse...

Oi Regina estou com 36 semanas e 4 dias e minha AU ta com 35 cm eu estranhei porque quando estava com 34 semanas a minha AU estava com 36 cm e agora com 36 semanas diminuiu 1 cm sera que isso é normal ? Estou preocupada essa semana vou fazer minha ultima ultrason ta chegando *-* beijao !

Juliana disse...

Olá...Boa tarde....
Fiz uma ultra com 35 semanas, a altura uterina está 34 cm, e minha bebe com 2.762 kg. ela está baixo do peso para esse tempo de gestação? ela engorda a média de quanto por semana agora?
Desde já muitooo Obrigada...

Regina disse...

Juliana, sua AU está perfeita e o peso também. Faltam ainda 5 semanas para a bebê nascer e ela tem tempo para aumentar o peso, podendo ganhar até 80 gramas por semana, ou até mais. Fique tranquila.
Beijão

Regina disse...

Palloma Gomes!
Nada a se preocupar. Pode haver uma variação, sim, até porque a medida pode ser feita diferente e a sua barriga tende a baixar e mudou um pouquinho.
Está tudo perfeito!

Regina disse...

Eliza, continuo não entendendo sua pergunta. Você tem que tentar explicar melhor o que quer saber.
Abraços

grazi glau disse...

Regina fiz uma ultra e meu bb esta com 45 cm e 3,200 kg quando fiz a ultra eu estava com 36 semanas e 3 dias, tem uma semana.

Regina disse...

Grazi Glau, seu bebê vai ser pequenino e gordinho. Mas tem, a partir da US, 4 semanas para crescer!
Está tudo perfeito!

Palloma Gomes disse...

Ola Regina , entao fiz minha ultima ultrason meu bebe esta com 49 cm e 3.750 , e estou com 38 semanas , sera que tem risco de ser cesaria porque ele é grande ? A medica disse que ele esta prontinho para nascer , estamos aguardando a boa vontade dele , pq se ele for nasce de 40 semanas vai ser um bebe de 4 kilos e vai ter que fazer cesaria :/ .. obrigado *--*

Regina disse...

Palloma Gomes!
Que bom você deixar seu bebê dar o sinal...
E não é porque ele vai até as 40 semanas, ou que será grande, que poderá ser só uma cesárea...
Mulheres ganham seus bebês de parto normal, com até 42 semanas, com mais de 4 kg...não se preocupe, pois o corpo da mulher foi feito para se adaptar às mudanças...
beijão

Ariane Souza disse...

Olá Regina, Boa noite!
Então eu fui ao meu GO hoje e ele fez a medição da minha AU. Estou com 34 semanas e deu 28cm, ele me disse que não estava gostando, pois meu bebê está pequeno, porém não era para eu me desesperar, pois faltava ainda 6 semanas e iria avaliar o crescimento dele. Sair sem entender nada.
E ai, está normal, ha algum risco com relação a isso? Me ajude !!!

Regina disse...

Ariane, a sua AU não acompanha as semanas de gestação. Seu bebê pode estar pequeno. E é verdade: faltam ainda 6 semanas para ele nascer. Acredito que seu GO marcou uma nova consulta na próxima semana para avaliar o crescimento do seu bebê. Neste tempo, descanse e tenha uma dieta calórica.
Beijão

Regina disse...

Ariane, leia sobre AU abaixo do normal:
Medição abaixo uterina normal
Contrariamente ao que foi descrito anteriormente, o útero é menos do que o normal, se o espaço entre o osso púbico e na parte superior do útero é uma média de 2 cm. inferior ao que deveria ser medido de acordo com a semana em curso da gravidez e considerando a data de vencimento. Aqui estão algumas das causas que podem causar essa diferença:
• Erro devido data
Um erro no cálculo da data de nascimento do bebê pode estar associado com uma medição uterina inferior ao normal. Se isso acontece, o médico vai pedir um ultra-som para confirmar a data de entrega.
• Diminuição do líquido amniótico
A diminuição no líquido amniótico é chamado oligoidrâmnio e seu declínio podem ser associados com várias causas, tais como a ruptura prematura do saco , doença renal , pré-eclampsia e diabetes , entre outros. Confirmado por ultra-som.
• bebê Pequeno
Há também a possibilidade de que o bebé ser pequeno, sem ser necessariamente associada a qualquer doença em particular. De qualquer forma ultra-som exclui qualquer complicação, tais como retardo de crescimento intra-uterino.

Karen Santos disse...

Estou com 29 semanas e minha AU é de 31cm sendo que ninguem da minha família entre eu e meus primos nascemos com menos de 53cm pode ser um fator genetico ou devo me preocupar? Sendo que minha mestruaçao nunca foi certa portanto tentei lembrar e pelaa minhas contas foi dia 14/12 a minha GO conta como se tivesse sido dia 19/12/13 sendo que o inicio foi dia 15/12/13.

Regina disse...

Karen Santos, não se preocupe. seu bebê será grande, só isto! E a diferença das contas da médica com a sua são mínimas. Nada a se preocupar.
beijão

Daniela Marques disse...

Regina, parabens pelo seu blog lu os artigos e sao otimos.
Tenho 20 anos e estou na minha primeira gestacao, sempre fui magra engravidei com 53kg mas todos falam que minha barriga e muito pequena para idade gestacional, estou com 29 semanas e 25,5 de AU meu morfologico deu tudo certo foi feito em maio. Acredita que preciso me preocupar com algo? Muito obrigada!

Regina disse...

Daniela Marques!
A AU acompanha as semanas de gestação. Como você é magrinha, a barriga está pequena. Não precisa se preocupar: a US já mostrou que tudo está bem. Alimente-se de produtos com aporte mais calórico. Só isto.
Abraços

Eliz disse...

Olá, Regina!
Fui a GO hoje, estou com 28 semanas e 4dias minha AU deu 29. Tá bom? O que quer dizer?
Parabéns pelo blog.

Regina disse...

Eliz, a idade gestacional é acompanhada pela altura uterina. Está perfeito. As duas tem que ser mais ou menos iguais.

alessandra eloi disse...

Gostaria de saber se na gravidez de multiplos o utero sempre é maior ou nem sempre?

lojadilonbka bka disse...

oi minha au e de 22cm com 26 semanas o que vc acha ?
ps:obrigada pela atenção !!!

Regina disse...

Lojadilonbka bka!
A AU está um pouquinho baixa para as semanas gestacionais. fale com seu médico.

Regina disse...

Alessandra Eloi, o útero é do mesmo tamanho, só o espaço preenchido na gravidez gemelar é maior!

Érica do Amaral disse...

Olá, boa noite!
Estou com 32s 2d, 29cm de AU. O médico disse que meu bebê está pequeno e pediu uma usg com dopplerfluxometria. Pelo que vi aqui no seu blog, não eh tão alarmante. Devo me preocupar? Há menos de um mês fiz essa usg com doppler e estava tudo normal....

Regina disse...

Érica do Amaral, a AU está um pouco baixa para as semanas gestacionais, mas não é nada de alarmante, porque na última você relata que tudo estava bem. Aguarde a nova ecografia e mande notícias. Não se preocupe!

rali disse...

Olá, parabéns adorei seus comentários

Regina disse...

Rali, obrigada pelo carinho!
Abraços

Joyce de Cassia disse...

Olá Regina! Adorei o sei blog. Meu nome é Joyce, estou com 24 semanas de gestação e 23 cm de AU está tudo normal ?

Regina disse...

Oi, Joyce!
Sua AU está perfeita para sua IG [idade gestacional], Parabéns e obrigada pelo carinho!

Daiane disse...

Olá Regina,
Estou com 20 semanas, e AU de 18 cm, com 15 semanas minha AU era de 13 cm. Minha DUM foi no dia 10/05/2014 e as duas primeiras US deu DPP para 14/02/2015, batendo certinho com a DUM, já a terceira US deu DPP para o dia 19/02/2015. Porém, acredito que as semanas estejam certas, visto que as duas primeiras US bateram certinho com a DUM, mas não entendi essa diferença de 2 cm na AU. Será que meu bebê será menor?

Regina disse...

Daiane, as semanas estão certas porque seguem a 1ª US sempre. A sua altura uterina está perfeita, porque segue de perto as semanas gestacionais. Tudo está bem. Parabéns!

Michelle disse...

Olá Regina boa noite
Estou de 26 semanas e minha au tbm eh de 26 está normal?

Regina disse...

Michelle, sua AU está perfeita, porque acompanha as semanas gestacionais!

Franciano Carmo disse...

Oi,boa tarde
A minha AU esta com 34cm,e nao sei direito com quantos meses estou porque meu medico ta todo atrapalhado,ta me confundindo,queria saber se voce deve saber com quantas cemanas eu devo estar mas ou menos pela minha AU?

Regina disse...

Franciano Carmo, pela AU você está no final da gravidez. Mas acho que tem algo errado. Mande o 1º dia da sua última menstruação, que eu faço o cálculo para você.

Franciano Carmo disse...

Eu nao sei mt bm,mas o meu medico fez o calcula da minha ultima mestruaçao e foi dia 6 de março...

Regina disse...

Franciano Carmo, pela DUM, 06 de março, você está com 35 semanas e 4 dias e ganha bebê em 11 de dezembro, em 4 semanas. Só falta um mês!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...