quarta-feira, 20 de outubro de 2010

2

Candidíase na gestação


 

A candidíase é causada por um fungo que pertence à flora vaginal, quer dizer, vive normalmente na vagina (por isso não é uma doença sexualmente transmissível), que é a Cândida. Na gestação, pelas alterações hormonais, é comum ela se replicar demais e acabar dando sintomas, que caracterizam a candidíase. A vagina fica irritada, sensível, coçando muito, inchada, e produz um corrimento branco que parece uma massinha.
Seu tratamento com medicamentos funciona só na fase aguda, e ajudam a dar uma boa aliviada nos sintomas (que chegam a ser muito desconfortáveis). Mas, para que se evite de tê-la novamente, é necessário seguir as orientações de certos cuidados locais. Esses cuidados partem de um princípio simples: de que a cândida, como é um fungo, gosta de um lugar quentinho e úmido. Portando, deve-se tentar manter a vagina o mais seca e arejada possível. Para isso:
·   Evite usar calças apertadas, dando preferência a saias,
·   Use calcinhas de algodão, evitando sempre tecidos sintéticos,
·   Passe a calcinha com ferro quente após sua lavagem,
·   Fique sem calcinha em casa e ao dormir,
·   Tenha uma boa higiene da vagina, limpá-la de preferência com água, mas se não der, use o papel de frente para trás, para não levar as bactérias do ânus para ela,
·   Não use roupas íntimas de outras pessoas.
Se mesmo assim ainda estiver tendo candidíase de repetição, existe um outro recurso que adianta muito bem: lavar a vagina, apenas na parte de fora, com pasta de dente de bicarbonato de sódio (tem que enxaguar após a passagem)! Isso diminuir a acidez da vagina, dificultando a proliferação da cândida.
        Se fizer tudo isso, dificilmente a candidíase continuará sendo um incômodo na sua vida.

Dra. Paula, médica formada pela USP e em especialização em ginecologia e obstetrícia no Hospital das Clínicas de São Paulo.
Mulher Saúde

2 comentários:

Talita disse...

Boa noite. Me chamo Talita e gostaria de saber, quantas vezes no dia tem q usar a pasta de dente? Pôs sofro de candidíase de repetição a um bom tempo

Regina disse...

Talita, uma vez ao dia, mas tem que ser pasta de dente de bicarbonato de sódio. Enxaguar bem.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...