quinta-feira, 12 de agosto de 2010

23

Como contar a gravidez em semanas e em meses

http://brasil.babycenter.com/


Escrito para o BabyCenter Brasil

Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil



Por que se conta a gravidez em semanas?

E quando a pessoa não sabe a data da última menstruação?

Já sei a data prevista para o parto, mas o que isso quer dizer?

E quando me perguntarem de quantos meses estou, o que respondo?

Por que se fala tanto em trimestre na gravidez?

Por que se conta a gravidez em semanas?
Você sempre soube que um bebê fica nove meses na barriga, e agora vem essa história de semanas... Fazemos isso porque é assim que o médico vai contar a sua gravidez também.
Para os médicos, a gravidez dura 40 semanas. Mas 40 semanas a partir de quando? Como na maioria das vezes não dá para saber exatamente que dia aconteceu o encontro entre o óvulo e o espermatozóide, os médicos resolveram começar a contagem sempre a partir do primeiro dia da última menstruação.
É claro que você não engravidou no primeiro dia da última menstruação. Mas é a partir desse dia que começa a contagem de 40 semanas. Como a ovulação acontece mais ou menos duas semanas depois do começo da menstruação, na prática a gravidez dura 38 semanas a partir do dia em que o bebê foi gerado.
Só que a contagem oficial  dos médicos , começa antes mesmo de você engravidar. É esquisito, mas é assim que o padrão foi estabelecido.
Caso você saiba direitinho o dia do começo da sua última menstruação, pode usar nossa calculadora da gravidez para descobrir o dia em que as 40 semanas terminam, ou seja, para quando é o seu bebê.
Se você não lembrar o dia do início da última menstruação, mas achar que sabe o dia em que seu bebê foi "fabricado", pode usar nosso calendário da gravidez, que lhe dará a resposta, junto com dicas preciosas para atravessar os próximos nove meses.
E quando a pessoa não sabe a data da última menstruação?
Isso acontece com muita gente, principalmente com quem tem ciclos irregulares. Nesse caso, a solução é fazer um ultrassom, pois no exame dá para medir o tamanho do embrião (ou do saco gestacional), e essas medidas darão uma boa ideia ao médico de há quanto tempo a gravidez começou.
É importante saber que as medidas da ultrassonografia são mais precisas quanto mais cedo o exame for feito. Nas primeiras semanas (até a 12a), todos os bebês têm tamanhos muito parecidos entre si. Com o ultrassom, o médico dará a você uma data prevista para o parto.
A partir daí, a cada novo ultrassom que você fizer, pode aparecer uma data prevista para o parto diferente. Lembre-se que a mais confiável sempre será a que você obteve primeiro. A partir de 13 semanas, as diferenças genéticas fazem com que os bebês cresçam em ritmos diferentes. É por isso que uns nascem com 4 kg e outros com 2,5 kg, com o mesmo número de semanas (e perfeitamente normais).
Dica: Se você não sabe a data da última menstruação (também chamada de DUM), e só sabe a data prevista para o parto pelo ultrassom, volte 40 semanas a partir desse dia no calendário para conseguir uma DUM "artificial". Ela pode ser útil na hora de fazer exames, por exemplo, quando o laboratório pede essa informação.
Já sei a data prevista para o parto, mas o que isso quer dizer?
A data prevista (ou estimada) para o parto é o dia em que se completam as 40 semanas. Mas, a partir de 37 semanas completas, o bebê já não será mais considerado prematuro, se nascer. Dificilmente terá problemas, porque já estará formadinho, e só acumulando gordura para ficar mais forte.
Os bebês não marcam hora para nascer, por isso a partir das 37 semanas você deve ficar de prontidão para ver se tem sinais de trabalho de parto. O problema é que a espera pode ser longa: alguns bebês só resolvem nascer depois das 40 semanas.
Os médicos no Brasil não costumam esperar muito até depois de 41 semanas completas, e dão um jeito de fazer logo o parto. Mas em muitos países é considerado normal a gestação durar até 42 semanas.
Dê uma olhada na nossa seção de desenvolvimento fetal para ver imagens interativas do crescimento do bebê dentro da barriga, semana a semana, e também na apresentação de slides. Se você se cadastrar no BabyCenter, vai receber gratuitamente um email por semana explicando tudo o que está acontecendo em cada fase.
E quando me perguntarem de quantos meses estou, o que respondo?
Quase ninguém, exceto suas amigas que já ficaram grávidas, vai querer saber esse número em semanas. Querem saber mesmo em qual dos nove meses da gravidez você está.
Um truque para resolver esse problema é usar nossa calculadora da gravidez para descobrir a data prevista para o parto, e então usar esse dia (digamos, o dia 12) para marcar as mudanças de mês. Desse jeito, o primeiro mês deve se completar mais ou menos com 5 semanas.
Contando com esse truque, um mês antes da sua data prevista para o parto você entra no nono mês, e completa o último mês na data prevista para o parto.
Sobra uma dúvida: Ok, você completou o quarto mês, e agora está no quinto. Então está grávida de 4 ou 5 meses? Tecnicamente, de 4, porque você só diz que um bebê tem 1 ano depois que ele completa esse ano e faz aniversário, certo? Mas você pode optar por dizer que está no quinto mês, o que também estará certo.
Para quem ainda duvidar do sistema de contagem por semanas, vai aqui a prova numérica: 38 semanas (40 menos as duas de antes da concepção) são 266 dias. Nove meses, fazendo uma média de 30 dias por mês, dá 270. Quase a mesma coisa.
Para seu médico, para a maternidade e até para o pediatra do seu filho, porém, o que vai importar mesmo é o número de semanas.
Por que se fala tanto em trimestre na gravidez?
Para facilitar, os médicos (e o BabyCenter) dividem a gravidez em três trimestres, que têm características diferentes entre si. Como a contagem é em semanas, e não em meses, a divisão fica assim:
- Primeiro trimestre: até o fim da 12a semana de gravidez. É a fase do começo da gestação, do sono, dos enjoos...
- Segundo trimestre: do início da 13a semana até o fim da 28a. Uma fase que costuma ser ótima, boa para fazer compras, investir na vida sexual e até viajar.
- Terceiro trimestre: A partir da 29a semana de gravidez. É quando a mulher fica mais inchada e pesada.



BabyCenter Brasil


23 comentários:

£u Angel Artesanatos disse...

Oi Regina tenho uma dúvida, estou com 6 semanas de gravidez e tomo remédio pra controle da pressão (Propranolol) gostaria de saber se faz mal ao bebê, meu médico está marcado pro dia 24/08 e tenho medo de parar de tomar o remédio e a pressão subir, mas ao mesmo tempo temo pelo bebê, será que vc pode me ajudar? Obrigada, bjs

Regina disse...

Lu, você consultar o médico. Só ele pode decidir. Mas para você saber:
A primeira droga de escolha no tratamento da DHEG e na hipertensão crônica da grávida é a alfa-metildopa que têm mostrado ser uma droga segura, sem efeitos colaterais para o concepto.
Espero ter ajudado.
Abraços perfumados
Regina

IGREJA ADVENTISTA DA PROMESSA disse...

Olá regina, então... a minha DUM foi dia 17/08/12, porém, lembro como muita exatidão o único dia de relação sem prevenção que foi dia 28/08/12, mas meu médico disse que através da primeira ultrassom minha data provavel do parto seria para 22/05/13, sendo que a mesma foi feita dia 22/09/12 (ULTRASSOM). Tenho muitas dúvidas! o certo não seria DPP para inicio de junho de 2013 porque demora de 6 a 8 dias para fecundação? Abraço! espero ter sido clara na minha exposição de ideia.

Regina disse...

Oi, querida!
Vamos por partes. A DUM é o 1º dia da sua última menstruação. Pelo gestograma, a concepção ocorreu entre os dias 31-08 e 07-09. A sua US do dia 22.09 aponta para 5 semanas gestacionais. Você fica em dúvida quanto a DPP. Isto é muito relativo, porque é a data PROVÁVEL do parto, provável, não certa. Pelo meu gestograma, se o 1º dia da sua última menstruação foi 17-08, a DPP será 25.05.13. Sempre com 2 semanas para menos ou para mais. Porque o bebê a termo pode nascer de 38 a 42 semanas. Então, seu bebê poderá nascer com segurança entre os dias 10 a 25 de maio de 2013. Não sei se expliquei ou deixei você mais confusa. É que existe uma variabilidade de 1-2 semanas para mais ou para menos. Hoje, dia 24-11-12, você está com 14 semanas.
Um abraço
Regina

Veronica pereira disse...

tive relação no dia 03/07 minha mestruaçao deceu no dia 06/07 no mês do agosto não veio mais,quero saber o dia certo que engravidei,hoje estou com 21 semana quinta-feira vou fazer 22 semanas,toda quinta compreto 1 semana,mais quero saber o dia certinho que engravidei.obrigado

Regina disse...

Oi, Veronica!
O dia certinho não posso precisar, mas foi entre os dias 20 e 27 de julho. Seu bebê nascerá em torno do dia 10 de abril.
Abraços
Regina

Rosa linda disse...

Oi gostaria que vc tirace umas dúvidas,na minha primeira US que foi no dia 05/08/13 deu que eu estava com 7 semanas e 2 dias,mas a minha última DUM Foi dia 29 de maio e tive relação sem camisinha dia 14 pra dia 15 de madrugada a DPP pela US e dia 23 de março 2014, mais hoje fiz uma US e deu que estou 29 semana e 5 dias,estou muito confusa gostaria de sabe se as datas bate com a idade gestacional,por favor me ajude.

Regina disse...

Oi, Rosa!
Vou fazer as contas pela sua DUM. Se a sua DUM foi 29.05, você engravidou entre os dias 13 e 20 de junho. Hoje, dia 22.01 você está com 34 semanas e 3 dias. E seu bebê virá em torno do dia 03 de março, completando as 40 semanas de gestação!
Abraços
Regina

gigi disse...

Oi regina boa tarde.fui ao medico dia 20/2 e meu medico falou que estou de 34 semanas eu queria saber de quantos meses eu estou?minha ultima menstruação foi dia 27/06 qual o dia que eu engravidei?

Regina disse...

Oi, Gigi!
Se em 20.02 você estava de 34 semanas, você está de 8 meses e engravidou em torno do dia 11.07. Seu bebê nasce em 03 de abril.
Abraços
Regina

antonio marcos disse...

dia 15 de fevereiro de 2014 fiz ultra e estava de 19 semanas e meia.hoje estou de quantos meses ou semanas???????

Regina disse...

Antonio Marcos!
Hoje, está de 23 semanas e 1 dia, no 6º mês. E ganha o bb em torno do dia 09 de julho.
Abraços
Regina

mayara filipo disse...

estou com uma duvida cruel engravidei no comecinho de outubro quando vou faser 7 mes de getacao o medico falou que estou com 24 semana

Regina disse...

Oi, Mayara!
Se você engravidou no início de outubro, você está no 6º mês e entra no 7º mês no dia 29 de março. Seu bebê nasce em torno do dia 05 de julho.
Abraços
Regina

sasá disse...

olá regina dei uma lida no seu blog mais ainda nao entendi muito bem,minha ultima mestruação foi dia o5 de setembro de 2013 entaum estou gravida de quanto tempo o medico ja preveu meu parto pro dia 25 de junho ja a minha medica preveu em outra data tou confusa bjos

Regina disse...

Oi, Sasá!
Se a DUM foi 05 de setembro, hoje você está com 28 semanas e 5 dias e seu bebê nasce em torno do dia 10 de junho.
Abração

sandra disse...

ola minha ultima menstruação foi em 18 de outubro dia 05 de maio o medico disse que estou de 28 semanas quantas semana estou hoje

Regina disse...

Sandra!
Sua DUM foi em 18.10.13 e dia 05 de maio você está de 28 semanas e 3 dias. Hoje você está de 31 semanas e ganha seu bebê em 26 de julho.

Tailane Moraes disse...

Regina, to com uma duvida muito ruim...

Menstruei em outubro de 2013
em novembro nao tive menstruação e nem em dezembro e assim por diante...

Descobri a gravidez dia 23 de fevereiro de 2014
e na ultra-som que fiz em março(dia 28) a médica disse
que engravidei dia 26 de dezembro. Na ultra eu estava com 20semanas
eu tive a ultima relação em dezembro dia 24, depois disso nao tive mais relação com ninguém.


ai esses dias vi no prontuário da minha GO que ela pois minha ultima red dia: 03/11/2013
achei estranho pois nao menstruei no mês de novembro.

DPP: 13/08/2014
2 semanas antes ou 2 semanas depois
Da pra entender?

Regina disse...

Tailane Moraes!
Ficou confuso. Se ela colocou a DUM em 03.11. a DPP é 09 de agosto. Se você menstruou em outubro [eu precisaria saber o dia], vamos dizer tipo dia 10.10.13, sua DPP é 18 de julho.14. Pela ultra, você engravidou entre os dias 22 e 29 de novembro e a DPP é 15 de agosto. Eu confio na DUM e na ultra: você ganha bebê entre os dias 09 e 15 de agosto.
Abraços

Regina disse...

Tailane, não quero que você fique confusa, mas se você não tem certeza da DUM, vá pelas contas da sua médica e pela 1ª ultra. Ou faça mais um ultra ssom, para ter certeza.
Abraços

Edivania Ramalho disse...

A data provável do parto e dia 7 de dezembro com quantas semanas estou

Regina disse...

Edivania, você está com 14 semanas e 2 dias, fechando o terceiro mês.
Abraços

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...