domingo, 21 de fevereiro de 2010

38

Alergia ao calor



Esse é um problema muito comum. Essa “alergia” ao calor chama-se Miliária (ou Brotoeja, como nossos avós definiam). Quando faz calor, transpiramos para diminuir a temperatura do corpo. A miliária aparece quando o suor entope nossos poros e fica impedido de sair. Surgem como bolhinhas de água vermelhas, acompanhadas de muita coceira, normalmente nas dobras, como no pescoço.Os bebês normalmente são propensos ao problema porque seus poros possuem um diâmetro bem menor que o nosso.
No adulto, as brotoejas são como pequenas espinhas desagradáveis que aparecem no tronco (colo, ombros e braços), causadas pela obstrução do duto secretor das glândulas sudoríparas. Devido à coceira, a pele pode apresentar sinais de escoriação e pequeninas crostas sobre as lesões, devido à ruptura das bolhas pela coçadura. Dependendo da gravidade os dermatologistas costumam receitar sabonetes adstringentes ou até antibióticos tópicos ou sistêmicos.
Para evitar, é bom evitar óleos de banho e hidratantes muito gordurosos também ajuda muito, é bom estar sempre em locais arejados, o ar condicionado pode ser um grande aliado. O uso de roupas apertadas ou quentes demais também pode colaborar para o acúmulo de suor, agravando a irritação.











38 comentários:

fabiana isqui disse...

nas costinhas da minha filha acima do bumbum onde fica a fralda ela coça muito ela so tem 2 anos e tem alergia quando o tempo esquenta ja passei de tudo ela fica nervosa e c hora por que coça bastante o que devo fazer

Regina disse...

Oi, Fabiana! ela tem alergia ao calor, pelo que você diz. Você já falou com a pediatra dela? Aqui, se usa muito o permanganato de potássio, um pozinho lilás que, colocado na água do banho (uma pitadinha), deixa ela (a água) rosinha. Coloque sua bebê no banho e deixe ela um tempinho. A pele e a alergia irão acalmar. Creme de calêndula também é bom. Compressas de chá de camomila são ótimas. Se não passar, escreva para meu email
reginarech@hotmail.com
Abraços perfumados
Regina

almir disse...

meu bebe ja tem 11 meses maas desde do primeiro dia que nasceu tem uma alergia ela faz uma bolha de agua e vai secando a te sumir e so no calor que elas atacam mais princpalmente no pe e nas mão algumas no braço e nas costa já tomou varios remedio e nada agora estou usando caladryl foi o que o medico daqui passou..

Regina disse...

Almir, leia as respostas acima. Você poderá usar também: permanganato de potássio na água, creme de calêndula, compressas de chá de camomila e caladryl, como seu médico receitou. Se nada adiantar, leve seu bebê a um médico alergista que poderá fazer testes. Ele pode ter alergia de contato, ao pó, etc... e para isto, existem vacinas.
Abraços perfumados
Regina

fe.silva.la disse...

minha filha tem seis meses e tem ficado bastante nervosa chora muito com essa inrritacao no corpo todo ja nao sei mais o que fazer levei ela ao pediatra ele nao me passou nada para melhorar disse que era pra eu deixa-la so de fralda que isso ia passar mas nao da pra ficar esperando ne?

Regina disse...

Fe, leia as respostas acima. É a maneira que eu posso ajudar, se o médico nada receitou. espero ter ajudado.
Abraços perfumados
Regina

dri disse...

MEU BEBE TEM 1 ANO E 5 MESES,TAMBEM ESTA COM BOLINHAS VERMELAS NO BUMBUM,A MEDICA RECEITOU A POMADA TROK-G MAS NADA ADIANTOU,ELA FALOU QUE ELE ESTA COM A ALERGIA DO CALOR ,O QUE DEVO FAZER

Regina disse...

Dri, leia a resposta que dei para a Fabiana. São ótimas dicas. mas nunca passe nenhum medicamento sem o médico saber. As dicas que dou são tranquilas. Qualquer mamãe sabe.
Abraços perfumados
Regina

presente de Deus leticia disse...

MINHA FILHA TEM 10 MESES ESTA COM CABEÇA E PESCOÇO CHEIO BROTOEJOS CHORA MUITO FICA IRRITADA DOU BANHO DEIXO ELA SO FRALDA MAIS NAO ESTA ADIANTADO MINHA SOGRA FALOU COMPRAR PASTA AGUA OU CUTISONAL SERA QUE BOM!! TALITA

Regina disse...

Talita, leia as respostas acima. Calêndula, caladryl, compressas geladinhas de chá de camomila, banhos morninhos com uma pitadinha de permanganato de potássio, são maneiras naturais de tratar estas brotoejas. Deixar a criança arejada, também. Pasta d'água eu conheço, e é boa para isso. A pomada, só o médico pode receitar.
Abraços perfumados
Regina

simone disse...

Minha filha esta com manchas vermelhas no bumbum, a pediatra disse que é alergia do calor e receitou duas pomadas, mas não resolveu. O que eu faço?

Regina disse...

Simone, não se preocupe. Leia todas as respostas que eu dei para outras pessoas e faça igual, usando coisinhas simples como caladryl, pasta d'água, calêndula, etc.
Ela irá melhorar.
Abraços perfumados
Regina

mialves21 disse...

tenho um bb de 2 anos e ele ficou cheio de bolinhas vermelhas. acho que é alergia do calor, gostaria de saber se pasta d´agua ajuda nesse caso.

Regina disse...

Oi!
Pasta d'água ajuda, sim. Como compressas de chá de camomila (frio), banhos com permanganato de potássio, caladryl, calêndula...
Abraços perfumados
Regina

NOEME disse...

16 de fevereiro de 2012 21:40
oi meu nome é Noeme
TENHO UM BEBE DE 1 ANO E 2 MESES
ELA TEM UMA COCEIRA NO PESCOÇO E NOS
BRAÇOS QUANDO SOA O QUE DEVO FAZER
GOSTARIA DE SABER SE É ALERGIA.

Regina disse...

Noeme, esta é uma alergia normal ao calor e ao suor. Leia as respostas, onde tem dicas de como refrescar o seu bebê e fazer ele parar de ter as coceiras.
Fiquem bem.
Abraços perfumados
Regina

Mahayana Fernandes disse...

Regina, o meu bebe tem 2 meses e meio e as brotoejas estão no rosto e na cabeça, o que eu achei estranho é que parece que são bolinhas com pus, amareladas e fica bem vermelho em volta, parece uma pequena espinha inflamada. O que eu devo fazer?

Regina disse...

Mahayana, como vai?
Nas respostas acima, dou uma porção de dicas do que usar: permanganato (nos banhos), compressas de camomila, calêndula___mas, antes de usar qualquer produto, visite o pediatra. Ele é a melhor pessoa para indicar tratamento para seu bebê. Parece-me que as brotoejas estão inflamadas.
Abraços perfumados
Regina

baeh disse...

estou com essa alergia encima das mãos muito me encomoda, oque eu devo fazer =( ? Edson

Regina disse...

Edson, você dever marcar uma conslta com um dermatologista ou com alergista. Enquanto isto, alivie o prurido com calêndula.
Abraços
Regina

akira disse...

oi regina minha bebe tem 9 dias e ta cheia de brotoejas o que fazer ela chora muito me ajude por favor

Regina disse...

Akira, leia todas as respostas dos comentários acima. Lá, tem receitinhas caseiras para aliviar as brotoejas do seu bebê.
Beijos e boas festas!
Regina

AMANDA RIBEIRO disse...

boa tarde Regina meu bebe de 5 meses toda vez que dou banho nele aparece manchas vermelhas nos braços barriga e costa ja troquei o sabonete lavei as mãos e braços com protex mas não resolveu o que você me orienta obrigado






Regina disse...

Amanda, como vai?
Será que, de repente, seu bebê não está sentindo a água quente demais para a pele dele? pode ser isto. Tente amornar a água e coloque um termômetro ou seu cotovelo para ver se a água está na temperatura morna para seu bebê, lembrando que ele tem uma pele frágil e delicada.
Depois, passe uma loção calmante para pele de bebê, tipo calêndula e outras coisinhas que orientei nos comentários acima. Se nada adiantar, visite um dermatologista.
Abraços
Regina

Hélia Pitanga disse...

Enfermeira Regina, me tire uma duvida, é normal a criança ter as brotoejas de calor na região do pescoço e rosto e quando cicatriza o local fica branquinho parecendo mancha de pano branco?

Regina disse...

Hélia, não é normal. Parece ser caso de "pitiríase versicolor", manchinhas que ficam brancas. fale com o pediatra ou um dermatologista.
Abraços
Regina

Celia Moura disse...

ola regina como vai ?
entao meu bebe tem 6 meses ele tinha ficado enternado durante 12 dias depois desses dias notei q apareceu manchas avermelhadas na maozinha como se estivesse com alergia mais agora percebi q essas machinhas estao com pus como se fosse espinhas me ajude pois estou com medo de ser coisa grave

obrigada

Regina disse...

Célia, oi!
Não deve ser grave, mas um pediatra deve ver as mãosinhas do seu bebê. Ele pode ter pego algo no hospital.
Abraços
Regina

Cris Bezerra disse...

Oi Regina. Na quinta feira, levei meu filho ao pronto socorro com a garganta inflamada e 39 graus de febre. O médico receitou um antibiotico e um expectorante. Ele está melhorando. Porém, ontem pela manhã ele apresentou várias manchas na pele. Bolinhas vermelhas.Será alergia ao medicamento ou será que é sarampo. Ele não teve mais febre alta.

Regina disse...

Oi, Cris!
Pode ser alergia ao antibiótico. Sarampo é difícil, se ele é vacinado. Pode ser varicela, que é a época!
Sugiro retorno ao pediatra.
Melhoras ao filhote!
Beijos
Regina

crepusculo disse...

meu filho tem 2 anos apareceu umas bolinhas pelo corpo dele e uma bolha de pus na mão ontem levei ele no medico..mais nada adiantou ñ sei mais oq fazer a mão dele esta inchada e vermelha

Regina disse...

Oi, Crepúsculo!
Se a mão do seu filho está inchada, vermelha e tem pus, você deve levá-lo imediatamente ao pronto socorro. Pode ser algo mais grave.
Abraços
Regina

keitty machado disse...

oi meu nome é keitty tenho uma filha com 1 ano e 10 meses e ela esta com umas bolinhas bem pequnas brancas e em volta esta verelho mas ta se espalhando muito rapido ela toma uns 3 banhos por dia só se coça a noite e a cabeça ta com umas caspa amareladas me ajude sera q é brotueja ano passado ela tambem teve isto

Regina disse...

Keitty, provavelmente é do calor. Faça os banhos que descrevo nas respostas para as outras mães. Se não melhorar, procure o médico pediatra.
Abraços

Unknown disse...

Olá Regina meu nome é Maria Lucia tenho 25 anos e estou com brotoejas do calor mas somente no quadril e nas pernas fui ao medico mas ele me receitou apenas pomada acetato de dexametasona e não esta passando ...coça muito estou preocupada o que eu poderia passar pra acabar com elas?!

Regina disse...

Maria Lucia, se você ler este post, as perguntas, você verá que dou dicas [nas respostas] para as alergias ao calor. São cremes calmantes [tipo calêndula], permanganato de potássio, etc,,,
Abraços
Regina

PâmelaeArthur disse...

Oi! td bem com vc?
ja estive aqui quando estava gravida, para tirar algumas duvidas q me ajudou bastante. Agora meu filho esta com 10 meses e apareceu 3 bolinhas no braço direito, q esta se alastrando muito rapido mais esta nos 2 braços e no pescoço e na cabeça, nao cossa e tbm nao some, ja levei no medico ja dei remedio de todos os tipo, ja fizeram exame de sangue e de urina e nada. OQUE EU FAÇO AGORA???

O medico disse q ele esta com estomatiti tudon q ele come esta vomitanto o medico receitou NITATINA E HIDROXIDO DE ALUMINIO E TBM NAO ESTA DANDO JEITO.

Regina disse...

Pâmela, use permanganato de potássio misturado na água do banho para aliviar o bebê. Se ele tem estomatite, a brotoeja pode ser disto. As medicações estão certas. Só resta aguardar ou procurar a opinião de outro pediatra. Desejo melhoras.
Beijão

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...